quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Eu, Ulisses

Adendo ao texto Quando Ulisses voltou (veja arquivo de novembro/2012)



Todos nós partimos e voltamos, às vezes sem sair fisicamente do lugar onde estamos. Como o Ulisses da minha história inventada*, buscamos o sentido de algo que nem sempre sabemos o que é.  Somos navegantes em terra firme e as ondas nos trazem presentes, às vezes Cavalos de Tróia, mas que se tornam oportunidade de reconstrução. Reconstruir pode ser necessário sem que haja destruição.
Quem procura algo, retorna, porque é partindo que se percebe que é preciso voltar para encontrar o que se busca. Voltar para dentro de si. Temos uma Ítaca inebriada pelas nuvens da nossa transformação. 
Todos voltamos, até os heróis. Para se reconstruir Scarlett O'hara voltou à Tara, voltou o irmão do Henfil, voltaram os poetas, Caetano à Santo Amaro-BA, Rachel de Queiróz à Quixadá-CE, Drummond à Itabira-MG, voltou a menina que foi de trem para a cidade, voltou o retirante que deixou a seca do sertão, mas levou sua terra no coração,  muitos voltaram, outros voltarão, assim como Ulisses voltou.
Minha terra, minha Ítaca Sul Fluminense, eu me reconstruindo. Coisas bonitas de lá:

 

 Ponte Ataulfo Alves (compositor que  com saudade da professorinha voltou a Miraí-RJ) sobre o Rio Paraíba do Sul que liga o Centro ao bairro Ano Bom 


Antiga Câmara de Vereadores, atual Biblioteca Municipal, Rua Cristovão Leal

Sacada, Rua Cristovão Leal, nº 64
 
Centro Cultural, Rua Pinto Ribeiro


 Ponte férrea entre os bairros de Vista Alegre e Vila Maria, Barra Mansa-RJ


Ponte férrea sobre o Rio Paraíba do Sul, Barra Mansa-RJ

Céu de Barra Mansa-RJ

Manifestação sobre a ponte Ataulfo Alves (Ponte dos Arcos) em 20/06/2013
...

*Quando Ulisses voltou é uma leitura própria, apenas inspirada na  Odisséia de Homero

Nenhum comentário:

Postar um comentário