terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Yes, nós temos bananas!



A banana veio da Ásia, mas poucos símbolos representam tão bem a nação brasileira. Tem sabor adocicado de fruta tropicana, e é bonita, amarela, tem a cor alegre da Seleção Canarinho. 

 Banana-pão (?), com esse formato deve ser, essas são da casa da Maria, de Volta Redonda-RJ

 Nossas bananas são muitas. Banana é da terra, é da água, é de prata e ouro, é de maçã, é de pão e vinagre, é do mundo sobre os turbantes de Carmem Miranda, nas telas de Tarsila, e em vivas naturezas-mortas de panos de prato de qualquer cozinha brasileira. 



 
   Essas pequeninas, que cabem na palma da mão, são bananas-ouro da serra de  Angra dos Reis-RJ

Parece, mas não é uma dádiva brasileira, o mundo come banana. É a quarta maior produção alimentícia do mundo, depois do arroz, trigo e milho. Deliciosamente, a base da alimentação de muitos povos tropicais. Infortunadamente, alguns só têm banana para comer.

Banana-vinagre, que de azeda não tem nada, essas são do sítio da Márcia próximo à Rod. dos Tamoios-SP, indo para o litoral de Ubatuba-SP.
 
Yes, nós temos bananas! E elas fazem parte da alimentação brasileira, na papinha do bebê, na merenda da escola, ou da excursão, na vitamina do lanche rápido de quem vai para o cursinho depois do trabalho, na refeição: assada, cozida, frita ou no recheio do pastel. 
Bananada, bananinha, mariola, doce-de-banana, os preços já não são tão doces, banana não tem mais "precinho de banana". 

 


  Banana-prata da Serra das Araras, Piraí-RJ

Banana é doce, não precisa de açúcar industrializado, mas vai bem com mel, com aveia, na salada de fruta, no bolo cuca. Nos  quintais do interior, se não tem, já teve uma bananeira, com um coração enorme, pulsando, exentricamente ligado a uma espécie de coluna cervical.   


Coração de bananeira, ou  flor-de-bananeira (http://come-se.blogspot.com.br)


 A banana que veio de longe, mas fez morada nas encostas latino americanas das nossas serras nos presenteia com potássio, magnésio, fósforo, fibra e com vitamina B6, que contribui com a produção de norepinefrina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo humor. Banana deixa a gente mais feliz!


Coração de bananeira (http://www.flickr.com/photos/adilsombrito/ 
 



 Bananeiras na Rod. Presidente Dutra, próximo a Paracambi-RJ

2 comentários:

  1. Nossa!
    Show de postagem: rica, encadeada, motivante ----> "redonda".

    Só vou criticar negativamente seu esquecimento dos colegas de trabalho: os bananas da EPE, olha que estamos bem servidos desta fruta por lá.

    Parabéns RÊ, obrigado por nos presentear mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Fui apresentado a docíssima "banana vinagre" (creio que tem este nome em função da cor!)mas a "banana azul" pra mim é novidade!
    https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/blue-java-banana-azul/?utm_source=facebook&utm_medium=midia-social&utm_campaign=gazeta-do-povo&fbclid=IwAR1hDovKorDjWLn63dHyork86ijEYYjRdXVSHJKynR7dXWzcJnf60wXU9T8

    ResponderExcluir